A 04 de Novembro de 1944, junto à Barca do Lago – Esposende, nasceu de uma família numerosa composta por 10 filhos, entre estes o nosso fundador.
Ali viveu até 1949 altura em que com a grave doença da sua mãe que viria a falecer pouco depois, foi levado para Vila Cova e ali foi criado pelo seu avô e tia-avó maternos.
Fez a primaria e em 1958 com 13 anos decidiu que a vida no campo não era para ele. Pegou na sua bicicleta e rumou à Póvoa de Varzim onde arranjou trabalho na casa do saudoso Sr. Isidro Ferreira que com a esposa D. Amélia e a sogra D. Elvira eram proprietários da Casa dos Anjos, empresa que para além de preparar as procissões era também composta por uma Agência Funerária.
Recorda com saudade o tempo da sua juventude que ai viveu e alguns mais já depois do serviço militar que cumpriu na Guiné-Bissau.
Em 1970 emigrou para o Canada, onde trabalhou em diversos serviços, pois não era especializado.
Em Agosto de 1972, recebeu em Hamilton - Canada uma chamada do Eng.º Alfredo Ferreira a informar a morte do Sr. Isidro e nesse momento a sua vida mudou.
Já estava numa fase de quase total adaptação àquele país e tudo deixou para vir para a Póvoa de Varzim e dar uma ajuda à família que anos antes o acolhera tão bem.
De agosto de 1972 a Junho de 1974 trabalhou na Casa dos Anjos, altura em que com a sua noiva Elisa (atual esposa) e com o financiamento do Sr. Fernandes (amigo da família) decidiram criar uma funerária. Assim em Novembro de 1974 inauguraram uma funerária com o nome Miranda & Fernandes, Lda., que dirigiu em sociedade até que o sócio lhes sugeriu que ficassem sós, passando a funerária a chamar-se João Miranda & Filhos, Lda.
Os anos passaram, os seus filhos cresceram e depois de encontros e desencontros a nível pessoal, o seu filho Pedro no ano 2000 ficou à frente da funerária.
Hoje essa sociedade é designada por Funerária Miranda, Lda. e está preparada para a realidade atual do serviço funerário.